Em concorrida solenidade realizada na noite desta quarta-feira (29) no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, a professora Marli Cahulla, secretária Estadual de Educação, empossou os membros do Comitê Gestor Interinstitucional do Plano Estadual de Educação (PEE-RO), que terão a incumbência de elaborar a proposta do plano de forma democrática, com participação de diversas instituições que, direta ou indiretamente, contribuem para a qualidade da educação em Rondônia. Cada integrante foi homenageado com uma placa alusiva ao evento. O comitê foi formado por representantes do Poder Executivo (Seduc, que participa com 18 membros; e mais nove secretarias); Poder Legislativo (Assembléia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado); Ministério Público do Estado de Rondônia, Sociedade Civil (escolas, sindicatos, OAB, associações estudantis) e Entidades Colegiadas, representadas pelos conselhos atuantes em âmbito estadual.
De acordo com Valmir Souto, presidente do comitê, as tarefas cumpridas até o momento indicam resultados satisfatórios. “Esta noite é a coroação de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de um ano, contando com excelente apoio da Seduc, sempre valorizando a participação democrática. Este, definitivamente, não é um trabalho feito por meia dúzia de técnicos” – observou o presidente.
A professora Irany Freire Bento, coordenadora administrativa pedagógica considera satisfatório o atual estágio dos trabalhos ao afirmar que “a proposta curricular do Estado de Rondônia já está sendo trabalhada em todos os municípios, nas mãos de técnicos altamente capacitados. É gratificante ver que as duas frentes de trabalho, Plano de Educação e Proposta Curricular, caminham simultaneamente procurando melhorias para a educação em nosso estado. Estamos buscando um direcionamento das políticas públicas voltadas para a nossa realidade.” – enfatizou Irany Freire.
O secretário adjunto da Educação, Pascoal de Aguiar, lembrou ao comitê a responsabilidade assumida por todos os integrantes. “Na elaboração do plano nós teremos a responsabilidade de lidar com o pluralismo de idéias. Isto é muito salutar para a democracia e para a construção de um plano que leve em consideração o respeito à diversidade existente em nosso Estado” – ponderou o professor Pascoal. Por sua vez a professora Marli Cahulla, secretária Estadual de Educação, avalia que dentro de um ano, Plano e Proposta Curricular estarão concluídos. “Desde que assumi a Seduc voltamos nossa atenção para os trabalhos de elaboração do plano e também da proposta. Vejo com alegria que os trabalhos caminham a passos largos, não só no que se refere ao Plano, mas também a preparação da Proposta Curricular, que considero como uma bússola a indicar os rumos certos que a Educação deve buscar. Os trabalhos estão em boas mãos” – concluiu a secretária Estadual de Educação.
A parte artístico-cultural do evento esteve a cargo do Coral do Ministério Público do Estado de Rondônia, sob a regência da maestrina Raquel Lírio e do professor José Carlos Paim, assessor especial Seduc. Coube ao coral a interpretação do Hino Céus de Rondônia e a bela “Conquista do Paraíso”, tema de filme homônimo. Por sua vez, José Carlos Paim (com participação da secretária) brindou o público com as músicas “Vencendo Limites” e “Pra Sempre Vou te Amar”, com conteúdos de incentivo e amor ao próximo.
Fonte: Assessoria/SEDUC/RO