domingo, 1 de agosto de 2010

Ata 27 - 02.06.2010

Aos dois dias do mês de junho de dois mil e dez, no Auditório do Conselho Estadual de Educação – CEE/RO, localizado na Av. Farquar, nº 2.749, nesta cidade de Porto Velho – RO, teve início às 8h e 40 minutos, reunião do Comitê Gestor Interinstitucional – CGI/RO. Prof. Valmir cumprimentou os presentes, em seguida disse que o primeiro ponto da pauta, relacionado à programação do Fórum Estadual depende de informações da equipe de organização no sentido de definir o tempo adequado para as discussões das Câmaras Temáticas, questionou se seria necessário 1(um) dia ou 1(um) dia e ½ (meio), Prof.ª Sônia sugeriu que deveria ser 1 (um) dia e ½ (meio),estando todos os presentes de acordo ficou deliberado que as discussões nas Câmaras Temáticas serão realizadas em 1(um) dia e ½ (meio), Prof. Valmir alertou que cabe à coordenação das Câmaras argumentar no sentido de promover compreensão quanto a exeqüibilidade do Plano Estadual, Prof.ª Sônia argumentou que alguns assuntos não são do domínio de todos, sugeriu que outros servidores da SEDUC deveriam ser convidados para participar das Câmaras Temáticas e auxiliar nas fundamentações pertinentes, como por exemplo, convidar engenheiros para falar sobre infra estrutura, Prof.ª Sônia citou algumas propostas apresentadas nos Fóruns Regionais solicitando “escovódromos”, “piscinas olímpicas”, Prof. Valmir chamou atenção que é preciso argumentar nas Câmaras a favor dos padrões estabelecidos pelo MEC, considera mais viável do que envolver outros profissionais, Prof.ª Lúcia defendeu que outros profissionais poderiam ter sido envolvidos nos encontros preliminares das Câmaras Temáticas, mas no Fórum não existe espaço, vez que o tempo é limitado, Prof.ª Luciana argumentou que é preciso defender os padrões mínimos mas deve haver discussões locais coletivas sobre o assunto, Prof.ª Teresa disse que os padrões mínimos atendem também a questão da acessibilidade, Prof.ª Ângela lembrou que as Câmaras Temáticas são compostas por delegados que conheceram anteriormente o assunto portanto, não é possível mais discutir e sim deliberar sobre as proposta, Prof.ª Luciana perguntou sobre a data do Fórum Estadual, obteve a confirmação dos dias 22/23 e 24 de junho. Foi sugerido realizar um arraial para o encerramento do Fórum, incluindo decoração alusiva, tal sugestão foi acatada por todos os presentes, estando assim deliberado. Prof. Valmir na seguência da pauta, abordou sobre a escolha de coordenações para as Câmaras Temáticas, sugeriu 2 (dois) coordenadores por Câmara, informou que haverá uma simulação envolvendo os coordenadores para consensuar a metodologia adotada, Prof.ª Luciana sugeriu repensar a data do Fórum Estadual devido a seleção do Brasil jogar dia 25 de junho às 11 h., argumentou que não seria possível aos participantes do interior retornarem às suas casas para assistirem o jogo, Prof. Valmir enfatizou que as regionais já estão informadas e cientes da data, qualquer mudança neste sentido acarretaria vários transtornos, inclusive no tocante aos serviços de hospedagem e alimentação. Prof.ª Lúcia perguntou se as Câmaras terão a logística necessária em termos de equipamentos, Prof. Valmir esclareceu que tal logística, já consta no projeto básico de contratação do local do evento. Iniciou-se a definição das coordenações das Câmaras Temáticas, Prof.ª Ângela informou que o Prof. Orlando coordenará a Câmara Temática Gestão e Financiamento juntamente com a Sra. Raica, foi questionada a participação da Sra. Raica como coordenadora devido não ser membro do Comitê Gestor Interinstitucional, ficando deliberado que a Câmara Temática Gestão e Financiamento será Coordenada pelo Prof. Orlando (SEFIN) tendo como vice coordenadora a Sra. Telma(TCE) e como convidada a Sra. Raica. Prof.ª Luciana considerou que as pessoas responsáveis pela coordenação do Fórum não podem ficar presas às Câmaras Temáticas, foi citado que cada Câmara terá um digitador responsável pela relatoria. Deliberado que a Câmara Temática do Ensino Fundamental será Coordenada pela Prof.ª Luciana (UNDIME) e vice coordenada pela Prof.ª Sônia (SEDUC), tendo como convidadas Prof.ª Milva, Subgerente do Ensino Fundamental da SEDUC e Prof.ª Selma, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da SEDUC. Deliberado que a Câmara Temática do Ensino Especial será coordenada pela Prof.ª Angelina, ficando em aberto para deliberação posterior a vice coordenação, tendo como convidada a Prof.ª Vera Subgerente da Educação Especial da SEDUC. Deliberado que a Câmara Temática Formação dos Profissionais e Valorização do Magistério será coordenada pela Profª. Lúcia Miranda (SEDUC) e vice coordenada pelo Prof. João Ramão (SINTERO). Deliberado que a Câmara Temática da Educação de Jovens e Adultos será coordenada pelo Prof. Marto (SEDUC) e vice coordenada pela Sra. Irlei (SEJUS), tendo como convidada a Sra. Elite da SEJUS. Deliberado que a Câmara Temática Ensino Médio será coordenada pela Prof.ª Angélica(SEDUC) e vice coordenada pela Prof.ª Aparecida Meireles, Subgerente do Ensino Médio da SEDUC, tendo como convidada a Prof. Rosângela , Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio da SEDUC. Prof. Sidnei sugeriu o nome do Sr. Narai para coordenar a Câmara Temática da Educação Indígena, Prof. Sidnei citou importantes eventos da área indígena onde o Sr. Narai está diretamente envolvido. Deliberado que a Câmara Indígena será coordenada pela Prof.ª Erineide (SEDUC) e vice coordenada pelo Prof. Flávio (SEDUC), tendo como convidado o Sr. Narai. Deliberado que a Câmara Temática Educação Infantil será coordenada pela Sra. Cristiana(SEDUC) e vice coordenada pelo Deputado Euclides Maciel (ALE/RO). Deliberado que a Câmara Temática Educação Profissional será coordenada pela Prof.ª Teresa (SEDUC) ficando em aberto a vice coordenação. Deliberado que a Câmara Temática Ensino Superior será coordenada pela Prof.ª Rejane (SEDUC) e vice coordenada pela Prof.ª Walterlina (UNIR). Deliberado que a Câmara Educação a Distância e Tecnologias Educacionais será coordenada pelo Prof. Maciel(SEPLAN) e vice coordenada pelo Prof. Tabosa (SECEL), tendo como convidada a Sra. Gorete Reis. Deliberado que a Câmara Educação do Campo será coordenada pelo Prof. Sidnei (CEE/RO) e vice coordenada pela Sra. Viviane (SEDAM). Questionada como será a participação dos convidados nas discussões das Câmaras Temáticas, Prof. Valmir esclareceu que os convidados deverão contribuir nas discussões com conhecimentos técnicos. Prof.ª Ângela destacou que a coordenação precisa definir ponto importante referente a distribuição dos participantes nas Câmaras Temáticas. Prof.ª Walterlina comprometeu-se em trazer esboço do Regimento Interno do Fórum Estadual para ser discutido na próxima reunião do CGI-PEE/RO, Prof. Valmir indagou sobre a distribuição dos delegados nas Câmaras Temáticas, disse que a representatividade é igual para os municípios, que a distribuição deve se feita com equidade, Prof.ª Lúcia sugeriu distribuir os participantes das regionais, cada um por Câmara e que eles poderiam mudar entre si, a seguir sugeriu enviar fichas de inscrição para as regionais e que as pessoas se inscrevam por afinidade , foi observado que não há tempo hábil para isso. Prof.ª Ângela argumentou que é preciso definir quanto a essa distribuição, defendeu que a distribuição seja feita antes do credenciamento. Prof.ª Walterlina perguntou se as regionais informaram as Câmaras nas quais os delegados devem ser distribuídos, foi informada que isso não ocorreu. Deliberado que a coordenação fará a distribuição dos delegados nas Câmaras Temáticas sem repetir participantes de uma mesma regional numa mesma Câmara Temática, o credenciamento será por Representação de Ensino e as listas de credenciamento serão predeterminadas, Prof.ª Erineide sugeriu encaminhar as listas com antecedência às Representações de Ensino para conhecimento, a sugestão não foi acatada. Prof.ª Ângela disse que na Conferencia Municipal de Porto Velho CONAE/2010 o Colóquio foi deliberativo, definiu quais propostas seriam apresentadas na plenária, sugeriu que as propostas aprovadas na Câmara Temática com 50% mais um deverão ser encaminhadas a plenária. Prof.ª Sônia disse que têm objetivos e metas com várias contribuições, Prof.ª Luciana argumentou que é preciso disponibilizar tempo para falas a favor, contra e as que condicionam. Prof. Valmir lembrou que não será possível permitir novas propostas. Prof.ª Walterlina disse que irá para a plenária o texto original e a proposta da câmara, Prof. Valmir reforçou que a plenária final terá como parâmetro o texto original, Prof.ª Sônia explicou como está sendo organizado o documento, questões de legitimidade foram levantadas, foi projetado quadro organizado, contendo o texto original e as propostas que vieram das regionais, foi lembrado que o digitador de cada câmara ficará a critério do coordenador, Prof.ª Ângela informou todas as providências relacionadas ao Fórum Estadual que estão sob a responsabilidade da Comissão de Organização, Prof. Valmir informou que tudo está acertado com o Hotel Rondon, alertou entretanto, que eventualmente alguns participantes poderão ser hospedados em outros hotéis, ressaltou que a parte de infra estrutura é da alçada dos coordenadores Valmir e Ângela, informou que o material impresso também está acertado, vai ser confeccionado banner, pastas, canetas, tudo personalizado, Prof. Maciel confirmou que a SEPLAN dará as camisetas, o certificado vai nas pastas e será preenchido pelos participantes. Destacou que o Sr. Clodoaldo, Consultor do MEC, indicado para proferir palestra não poderá comparecer, está definido que o Fórum terá somente uma palestra com o Professor Pascoal Aguiar. Prof. Sidnei tomou a palavra para solicitar ajuda a um amigo com grave problema de saúde, informou que o mesmo encontra-se em Curitiba participando de pesquisa experimental para ser submetido a transplante, o tratamento está custando R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais), montante que não tem cobertura do plano de saúde do respectivo, por isso foi levantada campanha solidária, apela aos colegas do comitê para aderirem e ajudarem. Marcada a próxima reunião do CGI-PEE/RO para o dia 10 de junho de 2010, às 8 h. no Auditório do CEE/RO que, terá como pauta definir o Regimento Interno do Fórum Estadual e a metodologia das câmaras. Eu, Maria Angélica Silva Ayres lavrei a presente Ata, que após lida e aprovada será assinada por mim e demais presentes.