quinta-feira, 2 de julho de 2009


Desta quarta (1) até sexta-feira (3) a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Guapindaia, de Porto Velho, é o local escolhido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para sediar reuniões de suas equipes técnicas com os 33 representantes de Ensino de Rondônia. O primeiro dia do encontro, das 14h00 as 17h00, foi reservado para reunião técnica interna para apresentar e discutir a metodologia de elaboração da proposta preliminar do Plano Estadual de Educação (PEE-RO), que será elaborado pelo Comitê Gestor Interinstitucional do Plano, formado por representantes do Poder Executivo (Seduc, que participa com 18 membros; e mais nove secretarias); Poder Legislativo (Assembléia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado); Ministério Público do Estado de Rondônia, Sociedade Civil (escolas, sindicatos, OAB, associações estudantis) e Entidades Colegiadas, representadas pelos conselhos atuantes em âmbito estadual.*
O próximo passo, num futuro próximo, será a apresentação da primeira proposta para a Assembléia Legislativa. Esta proposta poderá sofrer alterações de aprimoramento, até que seja considerada como ideal e completa para se constituir no Plano Estadual de Educação propriamente dito.
De acordo com Valmir Souto, que atuou nesta reunião como presidente da Comissão Multidisciplinar de Elaboração do PEE-RO, o plano, que é decenal, “deverá estar concluído em 2010, para vigorar até o ano de 2019”. A reunião apresentou a Lei 10.172/2001, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE) e um breve histórico do PEE-RO, relacionando as ações desenvolvidas pelo Estado, no período de 2001 a 2008. Em seguida foram relatadas as atribuições do Comitê Gestor e das Representações de Ensino (REN’s), além da estrutura do PEE-RO. Os participantes foram consultados sobre a proposta de divisão de Regionais para Operacionalização das Ações do Plano. A decisão oriunda desta consulta será submetida à aprovação do Comitê Gestor Interinstitucional, em reunião ordinária.
A reunião prossegue nesta quinta e sexta-feira (2 e 3), com explanações técnicas de diversas gerências, núcleos, comissões e departamentos da Seduc. A secretária Marli Cahulla marca presença nos dois dias finais, enquanto a coordenadora administrativa Pedagógica, Irany Freire Bento, tem sua participação agendada para sexta-feira.

Fonte: Assessoria