quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cacoal discute o Plano Estadual de Educação

Durante toda a manhã desta quinta-feira (13/05), estiveram reunidos no Auditório da Universidade Federal de Rondônia, em Cacoal, equipes da Representação de Ensino de Cacoal, gestores, professores, alunos e pais para o Fórum Regional de Elaboração da Proposta do Plano Estadual de Educação (PEE) 2011 a 2020. Este mesmo evento está acontecendo em 33 municípios de Rondônia, que levarão a realização do Fórum Estadual, onde serão apresentadas as propostas discutidas nos regionais, as contribuições, observações e demais considerações a respeito da implantação do PEE em Rondônia. A data já foi definida, será de 22 a 24 de junho.
A elaboração do Plano Estadual de Educação é uma exigência legal e, portanto, um dever do Estado. Esta determinação legal está expressa no Art. 2o. da Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que aprovou o Plano Nacional de Educação. Em cerimônia de abertura onde estiveram compondo a mesa de autoridades o professor Edinaldo da Silva Lustosa, representante de ensino de Cacoal, as professoras Júlia Maria Suniga dos Santos, (sessão pedagógica), Elizete Carlem Fabris (sessão administrativa), Valmir Souto (coordenação do Comitê Gestor do PEE), Teresa Sabino (Comitê Gestor do PEE), Almir Suruí (liderança indígena) e a Prof Ms Lucia Yamada (Diretora Unir Campus Cacoal), o professor Edinaldo Lustosa destacou a dedicação e empenho de sua equipe na organização do fórum e a importância da participação de Cacoal nesse processo de elaboração do Plano. O professor Valmir Souto fez uma retrospectiva do Plano Estadual de Educação chamando atenção para o caráter democrático e participativo que caracterizam esse Pleno, finalizou elogiando a equipe organizadora do fórum pela organização e grandiosidade do evento.

Após a cerimônia de abertura, o regimento foi lido e aprovado pela plenária seguindo-se com a apresentação das câmaras temáticas que foram distribuídas em 06 oficinas coordenadas por técnicos da Representação de Ensino.

As propostas trabalhadas nas oficinas serão submetidas a plenária na tarde do dia 14 quando na ocasião também haverá a eleição para os representantes que participarão do Fórum Estadual em Porto Velho no próximo mês.